quarta-feira, 27 de abril de 2016

8 coisas que você precisa saber sobre clareamento:


Muitas são as dúvidas, muitas são as pessoas dando "pitacos" e o mais importante nisso tudo é se informar com uma fonte confiável! 

1. Meu dente ficará branquíssimo igual ao dente do ator fulano de tal?
Não se engane com o branco muito exagerado de alguns artistas. Por vezes eles foram submetidos a outros tratamentos, além de clarear os dentes, como o uso de próteses dentárias (facetas, lentes cerâmicas ou fragmentos cerâmicos)
O que acontece é que o matiz do dente [a cor dele], que nunca é exatamente branca, NÃO pode ser mudado. O que ocorre é uma alteração do croma, que é a saturação ou intensidade da cor.

Para entender mais a respeito de cor em odontologia click aqui

2. Também vai clarear restaurações (obturações) e próteses fixas?
NÃO. Conforme falamos no item anterior, o clareamento se dá pela quebra de moléculas de pigmento orgânica. Restaurações e próteses não adquiriram sua coloração devido ao manchamento, logo, as restaurações NÃO podem ser clareadas pelo método de clareamento dental, será necessária a substituição da resina ou da prótese após o clareamento dos dentes a fim de que a cor fique igual em todos os dentes.

3. Quais são as contra-indicações do clareamento?
  • Grávidas ou lactantes
  • Pacientes com patologias/doenças periodontais (na gengiva ou osso)
  • Idade mínima de aproximadamente 16 anos com rizogênese (formação da raiz) completa.
  • Dentes muito sensíveis.
  • Hipersensibilidade (alergia) ao produto usado


4. Clareamento dental é prejudicial à saúde?
Não.

5. O clareamento dental enfraquece os dentes?
Não. O clareamento vai atuar quebrando moléculas de pigmento no dente, logo não há prejuízo na estrutura dental.

6. Depois que fizer clareamento, meus dentes ficarão para sempre claros?
Independente de fazermos ou não o clareamento dental, o normal é que nossos dentes escureçam com o passar dos anos, devido aos alimentos que consumimos. Fato que comprova isso é quando nossos dentes permanentes “nascem” eles são bem clarinhos, porém com o passar do tempo se tornam escuros e se formos olhar os dentes de nossos avós, perceberemos que são bem mais escuros.
Nossos dentes ficam à mercê de nossos hábitos alimentares.
Se após o clareamento eu continuar ingerindo alimentos com corante, meus dentes voltarão a escurecer, não quer dizer que será mais rápido, não será nada patológico, será de forma normal, fisiológica.

7. Como vou saber se preciso refazer o meu clareamento?
Tudo o que é feito no paciente ou pedido ao paciente para fazer, é anotado no prontuário do paciente. Assim que o paciente decide realizar o clareamento, fazemos o registro da cor do dente do paciente antes de iniciar o clareamento. Assim que o clareamento é concluído fazemos novo registro de cor a fim de comparar o quanto o dente foi careado durante o tratamento. Ou seja, quando o paciente retornar para sua consulta de revisão, é só fazer novo registro de cor e comparar com a última cor selecionada. Se a cor estiver se mantiver a mesma, não há necessidade de novo clareamento, mas se o novo registro estiver mais escuro, podemos indicar um novo clareamento.

8. Depois que concluir todo o clareamento eu posso me alimentar normalmente? Comer tudo que eu comia antes?
É como sempre digo: “tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”...
Poder...pode! Mas se você quer que seu clareamento dure mais, você não deve...
É como se você me perguntasse: “eu era gordinha e consegui emagrecer (atingi meu objetivo), posso voltar a ter o mesmo comportamento alimentar que eu tinha quando eu era gordinha?” Se você mantiver os hábitos de antes, você já sabe como vai ficar... da forma que você estava quando começou sua dieta, “gordinha”. Já dizia Einstein: "é insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes".
Você pode voltar sim voltar a comer como antes, porém seu tratamento pode não “durar” muito tempo. Mas a boa notícia é que você pode refazer o clareamento!

E aí? Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui pra nós, que teremos o prazer em respondê-la e enriquecer ainda mais a discussão sobre o assunto! Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!

Leia também:


0 comentários:

Postar um comentário