terça-feira, 26 de abril de 2016

Entenda cor em odontologia e entenda como seu dente pode ficar após o clareamento:


Ao falarmos de clareamento, falamos de um outro assunto muito importante que é a cor. Afinal, quem nos procura para fazer um tratamento de clareamento está insatisfeito com a cor de seu dente e por isso é de extrema importância entender um pouco a respeito de cor, para saber até onde conseguiremos chegar com o clareamento, e com isso ir quebrando algumas expectativas e mostrar o que é possível.
Numa mesma pessoa existe variação da cor do dente.
Na verdade, o que dá cor ao dente é a dentina do dente. Ela é porosa (esses poros nós chamamos de canalículos dentinários) e é dentro desses canalículos que ficam alojadas as moléculas de pigmento). Já o esmalte é transparente, translúcido.
Ao cortarmos um dente ao meio podemos perceber que quanto mais para incisal (1), maior a quantidade de esmalte, logo, nesta região o dente será mais claro/ transparente. Quanto mais próximo da cervical do dente (perto da gengiva), maior será a quantidade de dentina (menor a quantidade de esmalte) logo, nesta região o dente é mais escuro. Por isso, ao olharmos os dentes percebemos que nas regiões próximas à gengiva (cervical do dente) a cor do dente é mais escura e quanto mais próximo da ponta do dente (incisal/oclusal), mais claro será o dente.
Podemos perceber que em um mesmo dente há variação de cor, e também podemos perceber esta variação entre os dentes do mesmo arco (os incisivos são mais claros, caninos são os mais escuros, e os pré-molares e molares estão numa cor intermediária.
Entre os arcos superior e inferior também há diferença de cor.
Ou seja, nossos dentes NATURALMENTE não possuem a mesma cor, e quando submetemos o paciente ao clareamento, vamos clarear de forma igual e mantendo esses padrões naturais dos dentes.


Seta amarela: cervical do dente (há mais concentração de dentina)
Seta azul: incisal do dente (há mais esmalte nesta região)

Como podemos saber qual é a cor do meu dente? Em odontologia fazemos o registro da cor do dente de duas formas:

  • Com escala de cor (o registro é feito por comparação);
  • Espectrofotômetro ( mede e compara a quantidade de luz absorvida, transmitida  ou refletida por um dente)
com escala de cor
com espectrofotômetro


Tanto na escala de cor tradicional como no espectrofotômetro, estamos usando como base a escala de cor da marca vita, para termos um padrão no registro da cor.
A cor tem 3 dimensões: matiz, croma e valor.


·         Matiz: é o nome da cor, exemplo: azul; amarelo. Em odontologia temos os seguintes matizes: A; B; C e D.
A: algo amarronzado
B: algo amarelo- alaranjado
C: algo cinza – esverdeado
D: algo cinza- rosado- avermelhado

·         Croma: é a saturação da cor (se é mais escuro ou mas claro), exemplo: azul marinho, azul claro, amarelo escuro, amarelo claro.
A1; A2; A3; A3,5; A4.
B1; B2; B3; B4.
C1; C2; C3; C4.
D2; D3; D4.

·         Valor: é a quantidade de branco e de preto que tem em cada cor.

Você deve estar se perguntando do por que estou falando sobre isso. Isso é muito importante de se saber, pois com o clareamento conseguimos alterar o valor da cor e o croma da cor (que é a saturação). Não conseguimos alterar o matiz. Exemplo:
Antes de iniciarmos o clareamento, fazemos o registro da cor inicial do dente do paciente e foi determinado que o dente dele tem cor C4 (o cinza mais escuro da escala), ao fim do tratamento de clareamento conseguirei fazer o dente clarear, ou seja, o dente deste paciente será mais claro, mas ainda assim continuará cinza, o máximo que consigo chegar de mais claro seria a cor C1, porém jamais chegaremos numa cor B1...
Ou seja, só consigo fazer clarear a cor de seu dente dentro de um mesmo grupo de cor: do "A" escuro para o "A" mais claro;do "B" escuro para o "B" mais claro; do "C" escuro para o "C" mais claro; ou do "D" escuro para o "D" mais claro.



Ou seja, não existe a menor possibilidade, através do clareamento, de conseguirmos que os dentes fiquem apenas brancos, visto que as opções de cores de dentes são:
A: algo amarronzado
B: algo amarelo- alaranjado
C: algo cinza – esverdeado
D: algo cinza- rosado- avermelhado
E dentro dessas cores conseguiremos cores bem claras, mas nunca conseguiremos BRANCO. Branco, apenas com prótese (coroas ou facetas). Entendido?
Ainda sobre cor, num mesmo dente podemos ter cor A4 próximo da gengiva, cor A3 no meio do dente e cor A1 na pontinha do dente. Ao clarearmos, conseguiremos clarear todas essas partes, porém, como o dente naturalmente tem várias cores, isso será mantido após o clareamento. Exemplo, após o clareamento pode ficar A2 na cervical e A1 no meio e na ponta do dente...

E aí? Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui pra nós, que teremos o prazer em respondê-la e enriquecer ainda mais a discussão sobre o assunto! Gostou do post? Compartilhe com seus amigos!


Leia também:
Clareamento dental
O que pode e o que não pode no clareamento dental
8 coisas que você precisa saber sobre clareamento
Laserterapia na odontologia
PDT - Terapia fotodinâmica

0 comentários:

Postar um comentário