sexta-feira, 8 de julho de 2016

Cárie Dental


Nossa boca possui uma quantidade muito grande de bactérias, cerca de 900 espécies diferentes de bactérias. É certo que a palavra bactéria traz automaticamente uma má impressão, e logo vem à cabeça a imagem de bichinhos microscópicos que carregam uma infinidade de doenças com eles. Acontece que não só de bactérias ruins os corpos são habitados. Há um exército delas que são benéficas e ajudam a manter o equilíbrio biológico e o bom funcionamento do organismo.

Na boca não é diferente, principalmente porque ela é um verdadeiro paraíso para esses microorganismos com alimento acessível a todo o momento. Com mais de 500 tipos de bactérias, a colonização é facilitada e mantida pela presença de numerosas superfícies retentivas, como a língua, superfícies dentárias e sulco gengival. A parte boa é que a flora bucal contribui para a digestão dos alimentos e a defesa biológica. As bactérias que vivem na boca a defendem contra a invasão das versões nocivas que tentam se instalar e se proliferar, causando doenças como cáries, periodontites e muitas outras.

Para preservar esses heróis invisíveis, basta maneirar na dose de flúor e antissépticos bucais. Isso porque esses agentes químicos não diferem as bactérias boazinhas das malvadas e acabam eliminando toda a flora bucal. Essas substâncias atuam paralisando o metabolismo das bactérias e interferindo no equilíbrio biológico da cavidade bucal.

Então, parte destas bactérias nos ajuda, porém, a outra parte não! Inclusive nos causa muitos problemas.

Como bactérias são seres vivos, e seres vivos precisam de alimento como fonte de energia para poder viver, elas vão “morar”/colonizar restos de comida que deixamos disponíveis na boca, resultante da má higiene bucal, vão usar esses restos de comida para ficarem fortes e se multiplicarem.

A atividade fermentativa de microorganismos, decompondo resíduos alimentares que ficam retidos nos espaços entre os dentes, produz substâncias ácidas. Em contato com o dente essas substâncias provocam corrosão (desmineralização) na superfície causando a cárie.

Então o que é cárie dental?
Cárie é a consequência da ação de bactérias patológicas (que causam doenças) em nosso dente. A cárie é o buraco no dente. Se tivermos a bactéria patológica na boca, mas não temos os dentes com os buracos, não temos cáries. Se tivermos a bactéria patológica, deixarmos restos de comida, as bactérias comerem esses restos e lançarem nos dentes substâncias ácidas que retiram os minerais do dente formando buraquinhos na superfície, então teremos cárie.

E sabe o que é pior nisso tudo?
É que com a cárie o buraco começa beeeeem pequeno, porém, se não escovamos e não passamos o fio dental a contento, esse buraquinho vai ajudar a reter alimentos, com isso vai juntar mais bactérias ali naquela região, que vão jogar mais ácido no dente e fazendo o buraco no dente aumentar cada vez mais... e assim vai! Até essas bactérias chegarem no “nervo” do dente, causando muita dor e inchaços.

Quais cuidados são necessários para evitar a cárie?

  • Escovar os dentes todos os dias, logo após as refeições e à noite ao deitar. Os dentes devem ser escovados com movimentos suaves e de acordo com o que o seu dentista orientar.
  • Passar o fio dental ou fita para retirar os resíduos que ficam entre os dentes e que não foram retirados com a escovação.
  • Ir periodicamente ao dentista fazer uma revisão e limpeza mais completa nos dentes, além da aplicação do flúor ou outro tratamento determinado pelo dentista. Quando tratadas logo de início, as cáries são fáceis de remover.

0 comentários:

Postar um comentário