sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Curiosidades em odontologia


  1. Dentes NÃO são considerados ossos.
  2. É importante trocar a escova de dente após uma gripe, resfriado, garganta inflamada, a fim de diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem ás cerdas.
  3. Os dentes começam a se formar antes ainda de nascermos.
  4. Sisos são chamados “dentes do juízo” porque nascem quando você está ficando mais velho e criando juízo.
  5. A cárie dentária é a segunda doença mais comum, perdendo apenas para o resfriado.
  6. Visitar o dentista pelo menos 2 vezes ao ano é importante para uma boa saúde bucal.
  7. É higiênico lavar as mãos antes de iniciar a escovação dos dentes.
  8. Faça bochecho com água antes de iniciar a escovação a fim de que os resíduos maiores não grudem nas cerdas da escova.
  9. A escova de dente deve ser trocada assim que as cerdas começarem a se abrir, o que limpa o dente é a ponta da cerda, se elas começam a se abrir deixam de limpar os dentes e passam a machucar a gengiva.
  10.  “Odontologia intra uterina” são os cuidados odontológicos com as doenças bucais da gestante e as orientações em relação ao seu bebê neste momento e logo após o nascimento.
  11. O que vai limpar os dentes é a ação mecânica da escova e do fio dental sobre a superfície dental. A pasta e o enxaguatório bucal não fazem milagres.
  12. Só deve usar paste de dente para dentes sensíveis pessoas que possuem dentes sensíveis. Pessoas com gengivas sensíveis devem usar fio dental mesmo.
  13. Antibióticos NÃO causam cáries e nem enfraquecem os dentes, no máximo podem deixar o dente manchado. O único antibiótico que poderia causar algum “problema” seria a tetraciclina, porém só causará “problemas” quando utilizada no período em que os dentes estão sendo formados (dentes de leite anteriores à metade da gravidez até 4-6 meses de vida; dentes permanentes anteriores: até 7-8 anos de idade) pode induzir a formação de manchas de coloração marrom-acinzentada na estrutura dentária. Só. O resto não é responsabilidade do coitado do antibiótico.

0 comentários:

Postar um comentário