sábado, 21 de maio de 2016

Implante dentário



Sorrir é sinônimo de alegria e bem-estar em todas as idades. 

O sorriso saudável faz com que as pessoas mastiguem, respirem e falem melhor, além de influenciar diretamente na autoestima e na autoconfiança. Estar de bem consigo mesmo é fundamental. Quem se sente bem consegue transparecer e contagiar as pessoas a sua volta.

Você está satisfeito com seu sorriso? Quer ter um sorriso mais bonito e ficar livre daquela prótese removível indesejável? Ou quem sabe trocar aquela ponte fixa que dificulta a sua higienização dos seus dentes naturais]? Implantes podem resolver isso!

Você já deve ter ouvido falar, mas talvez não saiba exatamente o que é, e é o que vamos esclarecer no post de hoje.

Funciona assim: quando ainda temos o dente em boca, podemos fazer tratamento de canal e colocar uma prótese sobre a raiz do dente ou fazer uma restauração. Só que quando precisamos extrair este dente (por acidente, cáries ou causas naturais) e temos o desejo de repor a sua ausência com uma prótese fixa, temos que lançar mão do implante. O implante, na verdade, veio para substituir a raiz do dente extraído e por cima deste implante faremos a prótese sobre implante.
Implantes são estruturas em metal, grande parte em titânio (que é biocompatível com o nosso organismo, tanto que é usado como “parafuso” em vários procedimentos de ortopedia). São colocados dentro do osso através de cirurgia.

Costumo fazer a seguinte analogia com meus pacientes: quando vamos pendurar um quadro na parede, primeiro fazemos um furo, colocamos o parafuso e depois para finalizar, colocamos o quadro que vai enfeitar aquela parede que estava vazia. A parede seria o osso, o parafuso seria o implante e o quadro bonito seria a prótese sobre implante. Ou seja, só o implante não resolve afinal ele é apenas a metade do tratamento (é o parafuso), para o tratamento ficar completo há de se instalar a prótese sobre o implante a fim de repor o dente ausente, sua função e estética.

É um tratamento com alto índice de sucesso, praticamente indolor e a recuperação é rápida e tranquila. Implantes são tão compatíveis com nosso organismo que se integram ao osso de uma forma muito estável. Por ser estável, nos possibilita reabilitar o paciente com próteses unitárias, parciais (pontes fixas sobre implante) e totais (overdenture e protocolo) montadas sobre implantes que não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. 

Esta modalidade de prótese é chamada “prótese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Muitas são as pessoas que pensam que por não se tratar de dente natural, não precisa mais ter cuidado com esses dentes. MITO!!!! Se não houver cuidado, higiene, manutenção e revisão, os tecidos que sustentam o implante podem ser perdidos e o implante também poderá ser perdido caso o paciente não faça as manutenções/revisões necessárias. Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

E aí? Ficou com alguma dúvida ainda? Não se reprima! Escreva aqui a sua dúvida que terei o prazer em respondê-la e de enriquecer ainda mais a nossa discussão!


Leia também o post: Mitos e verdades sobre implantes dentários

0 comentários:

Postar um comentário